Hoje o Fiat Cronos não é o sedã compacto número um em vendas no mercado. Mas no futuro, quando o consumidor com menos dinheiro quiser um carro simples e racional no mercado de usados, ele será a compra mais certeira. A plataforma Eu Dirijo experimentou a versão Drive 1.0 do Fiat Cronos. Hoje é ela que está na porta de entrada, depois que a 1.0 sem nome deixou de existir no catálogo.
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Por fora, as alterações bastante sutis feitas na grade se mantém. Fora isso, a linha 2024 ganhou luz de condução diurna na parábola do farol alto. Na lateral, as rodas são aro 15 com calotas, espelhos retrovisores e maçanetas são na cor do carro e há aplique na coluna central. Esses elementos tiram aquele ar de carro básico. O friso nas portas do carro avaliado é acessório e pode ser comprado nas concessionárias. A traseira preserva as linhas mais marcantes dos desenhos da Fiat e também as lanternas com luz em led.
Por dentro, o Argo Drive de tempos atrás tinha aplique em tecido nas portas. Este Cronos não tem mais. A versão Drive tem os quatro vidros elétricos com simples toque para todas as posições mas o espelho retrovisor elétrico é opcional e vem junto com a câmera de ré e a roda de liga leve no mesmo pacote.
A mídia U-Connect com tela de sete polegadas é de série e conta com conexão com fio para celulares e permite fazer configurações do carro. O volante já tem o miolo mais novo, igual ao usado no Fiat Pulse e segue com a boa pega e apoio para os dedos. O cluster mantém os grafismos de sempre nos instrumentos. Ainda assim, tem computador de bordo completo até mesmo com o indicador de pressão dos pneus.
O desenho do painel segue o mesmo desde que o Cronos foi lançado. No entanto a sobreposição de texturas e materiais ainda agrada e as três saídas de ar centrais são um diferencial. Bancos em tecido preto não são luxuosos mas são macios e confortáveis. Atrás, destaque para o grande espaço para as pernas, que aumenta bastante o conforto dos ocupantes. É maior inclusive que o espaço da Renault Duster.
O porta-malas está entre os maiores da categoria com 509 litros de capacidade. Em carros sedã, a abertura do compartimento prejudica um pouco o acesso. Mas lá dentro é fácil de acomodar as bagagens, ainda que o carro não tenha ganchinho para pendurar sacola de supermercado, como é padrão nos modelos outros da Fiat.
Dirigindo
Conduzir o Cronos 1.0 na cidade exige uma compreensão maior sobre o carro. Sedã com motor 1.0 aspirado não tem torque e respostas imediatas. Assim, arrancadas em semáforo serão mais lentas do que outros modelos. No entanto, o Cronos 1.0 mantém facilmente a velocidade do trânsito e das vias.
O motor Firefly tem 71 cv de potência e 10 kgfm de torque quando abastecido com gasolina, condição em que fizemos a avaliação. O câmbio tem as três primeiras marchas mais curtas, o que faz com que o giro do motor suba rápido e o motorista apresse logo para a quarta e a quinta marcha. O indicador de troca no painel ajuda.
O motorista se acomoda bem e tem boa visibilidade com espelhos grandes e fácil o acesso aos comandos. Para profissionais que vão dirigir o carro durante todo dia, o Cronos será amigável e confortável, com suspensão macia. E ainda assim mais elevada em relação aos concorrentes. O carro não raspa no chão e anda em ruas de pedra de maneira suave.
Na estrada, fazer ultrapassagens exige que o motorista tenha um pouco de planejamento para as acelerações graduais. Não adianta afundar o pé no acelerador que o carro não vai responder. O que é preciso é uma aceleração mais gradual com pé até três quartos do curso do acelerador para que o carro vá ganhando velocidade aos poucos.
Em estrada plana, ele mantém tranquilamente as velocidades mais altas e não deixa o motorista na mão. Na cidade, o consumo do Fiat Cronos, rodando em trânsito um pouco mais severo, ficou em 11 km/l. Poderia ser melhor com uma condição mais tranquila nas ruas. Na estrada ele passa dos 16 km/l facilmente.
No fim das contas, pagar mais de R$90 mil por um Cronos 1.0 pode assustar em um primeiro momento, mas é preciso levar em conta que o preço dos carros hoje. O Cronos será aquela compra racional e certeira, sem surpresas. Muito além de gastar pouco combustível, a manutenção será fácil com peças acessíveis e facilidade em futuros reparos ou substituição de peças de desgaste. Valor que o primeiro proprietário talvez nem perceba. Mas os próximos, certamente perceberão. E será fácil encontrar os próximos donos na hora da revenda.
Fotos: Marco Escada
Reportagem: Guilherme Rockett