Tracker LT com 114 mil km vale?

A versão LT do Chevrolet Tracker pode ser a que tem o pacote com o melhor custo-benefício em toda a gama do modelo. Por isso, esse modelo usado já é uma ótima opção para quem procura um crossover compacto com o essencial de equipamentos que se espera de um carro desse tipo.

Eu Dirijo experimentou o Chevrolet Tracker LT 1.0 turbo ano 2023 com 114 mil km rodados. Um exemplo de que quilometragem alta nem sempre é sinônimo de carro mal cuidado. Pelo contrário. Esse Tracker inclusive teve os pneus substituídos por outros iguais aos Bridgestone Ecopia originais.

Veja o review em vídeo no nosso canal:

 

A versão LT tem os faróis incandescentes com bloco projetor e o filete em LED na parte inferior do para-choque. Na lateral, as rodas de liga leve são aro 16 e não têm marcas. Nessa medida, há boa margem de altura nos pneus e melhor capacidade para rodar nas ruas e estradas esburacadas. Essa versão também tem maçanetas e espelhos pintados na cor do carro e o aplique em preto na moldura dos vidros das portas. O que garante um visual mais interessante quando a gente compara com o Tracker Turbo, sem nome.

 

O porta-malas tem 393 litros de capacidade e possui fundo modular. É possível colocar a tampa mais para cima para nivelar o piso com o para-choque ou rebaixar a tampa para aumentar a altura do espaço.

No interior a porta possui acabamento central em vinil e esse mesmo aplique está na parte central do painel. Os bancos são em tecido e o volante não possui revestimento. Porém o painel de instrumentos tem a tela equivalente a das versões topo de gama do Onix, com pouco mais de resolução e mais funções. O computador de bordo é completo com gráficos de consumo e distâncias percorridas.

A mídia MyLink está presente com todas as suas funções, inclusive a possibilidade de pareamento de celulares e roteador de internet. Além dela, o modelo conta com câmbio automático, vidros, travas e retrovisores elétricos. O ar condicionado é manual e, entre os equipamentos, o destaque fica por conta da segurança, com airbags frontais e de cortina.

As assistências ao condutor são as básicas, como a câmera de ré, controle de cruzeiro e o limitador de velocidade. Não há assistências ativas. Porém o pacote é o essencial que se espera de um modelo como esse.

O motor 1.0 turbo gera 116 cavalos de potência tanto com etanol quanto com gasolina. O torque varia entre 16,8 kgfm com etanol e 16,3 kgfm com gasolina. Ele tem três cilindros, comando de válvulas duplo e o acionamento por correia dentada banhada em óleo. Essa é uma manutenção necessária em qualquer modelo da linha Onix, Tracker ou Montana. Logo ao comprar um carro desses usado, é necessário fazer a troca do óleo para garantir que o lubrificante possua a propriedade Dexos, capaz de lubrificar a correia sem agredir a borracha.

Quando os modelos foram lançados, a Chevrolet preconizava a substituição da correia com 240 mil km. Porém, um segundo ou terceiro dono não sabe se o óleo utilizado foi sempre o adequado. Por isso, aqui na plataforma Eu Dirijo, a gente recomenda a substituição da correia e também a troca do óleo, tão logo se faça a aquisição de um modelo equipado com esse propulsor Chevrolet. Essa manutenção inicial garante segurança e tranquilidade para rodar, sabendo que a correia está em bom estado e com o óleo adequado. Caso isso não ocorra, há o risco da correia se romper por conta de alguma manutenção inadequada realizada anteriormente.

Em carros com mais de cem mil km, é comum perceber um indício de desgaste nos coxins do motor. O propulsor três cilindros possui maior vibração e isso influencia na vida útil dos calços do conjunto. Por isso, é preciso estar atento aos sinais de vibração do motor, que podem surgir em arrancadas. Em um carro com quase 115 mil km, já é possível perceber que há necessidade de uma futura substituição desses componentes. De qualquer forma, são itens de desgaste natural, algo que já se espera em um carro com essa quilometragem.

No entanto, no Tracker avaliado pela Eu Dirijo não há indícios de desgaste na suspensão, que se mostra bastante firme e sem nenhum tipo de ruído. O mesmo acontece com os freios. O que mostra o cuidado do proprietário na hora da manutenção e preservação desses componentes.

Ainda que a altura do solo seja baixa, a posição do motorista fica um pouco mais alta em relação à linha de cintura do carro. Isso garante uma condução mais agradável e mais próxima de fato de um modelo desse tipo.

O Tracker segue interessante de acelerar por conta do propulsor auxiliado pelo turbo. Por ser mais pesado que o Onix, ele não tem exatamente a mesma agilidade do hatch e do sedã. Mas ainda assim preserva aquela tocada mais esperta, acorda cedo e entrega agilidade. E faz isso mantendo médias excelentes de consumo de combustível. Em percursos urbanos, é possível fazer mais de 12 km/L. Nos rodoviários, há relatos de quem chega a fazer 20 km/L.

O Chevrolet Tracker é hoje um dos crossovers compactos que melhor casa desempenho com o consumo de combustível. E faz isso com um bom pacote de equipamentos. Antes de fechar negócio é importante deixar uma verba separada para fazer essa manutenção inicial. Dessa forma, a compra será segura e sem surpresas. Se gostou desse carro, faca contato com nosso consultor Ronaldo Diehl: 98148.4685.

 

Veja o anúncio deste Tracker no link abaixo:

Chevrolet Tracker LT 1.0 Turbo 2023

 

Reportagem e fotos: Guilherme Rockett