A Renault lança no Brasil a nova geração do Kangoo E-Tech 100% elétrico. É uma solução de mobilidade elétrica para empresas ou até mesmo para transportadores autônomos, com foco na redução de custo e poluentes.
A van elétrica da Renault vem equipada com um motor de 90 kW (120 cv) e 25 kgfm (245 Nm) de torque instantâneo. No entanto, aqui o foco é uma condução suave e sem estresse em todas as situações.
Autonomia: o que é mais importante
A bateria é de íons de lítio de 45 kWh, composta por oito módulos independentes. Um projeto que facilita um possível reparo. O modelo possui autonomia de 210 km, segundo o Programa Brasileiro de Etiqueta Veicular (PBEV). A marca divulga autonomia no ciclo urbano de até 329 km e de 300 km no ciclo combinado, de acordo com a norma do INMETRO (SAE J1634). Com isso, os motoristas podem ficar tranquilos ao realizar um dia inteiro de viagens de trabalho, por um custo imbatível de operação.
Novidade nesta nova geração é o fato de que esta bateria possui sistema de resfriamento líquido e resistência elétrica permitindo a utilização na zona de temperatura adequada, mantendo assim sua autonomia e relaxamento no tempo de carregamento. As baterias têm garantia de oito anos ou 160.000 km. Durante este intervalo, eles são liberados gratuitamente se sua capacidade diminuir para menos de 70% do seu valor nominal (SOC).
Comparada à geração anterior, a bateria possui maior capacidade (33 kWh X 45 kWh), refrigerante líquido, o que ampliou a autonomia e permitiu, também um aumento da garantia, de cinco para oito anos.
Modos de condução
A gama de configurações de modo de condução/regime de frenagem regenerativa significa que os condutores podem escolher entre seis estilos de condução diferentes para um conforto e autonomia ideais, de acordo com a utilização específica do veículo e as condições de trânsito.
As informações relativas ao modo de condução selecionado e gerenciamento de energia elétrica são exibidas em um painel de instrumentos digital colorido de 4,2 polegadas no centro do painel.
O modo Eco, que limita a potência e a velocidade máxima do veículo, ajuda a otimizar a autonomia geral e pode ser utilizado ao transportar uma carga leve.
O condutor pode escolher entre três modos de frenagem regenerativa:
· Cruzeiro (indicador luminoso B1): modo regenerativo limitado, adequado para condução em rodovias e vias rápidas
· Drive (B2): modo regenerativo padrão para uso versátil que tem uma sensação de motor à combustão ao pisar no acelerador
· Freio (B3): modo regenerativo máximo para uso em engarrafamentos e trechos de serra.
No novo Kangoo E-Tech a frenagem hidráulica convencional é assistida por um sistema ARB (Adaptive Regenerative Brake System), que maximiza a quantidade de energia recuperada independentemente do regime de frenagem selecionado.
Depois do trabalho, a recarga
Para recarregar a bateria, o novo Kangoo E-Tech 100% elétrico oferece opções de carregamento:
· Carregamento de 2,3 kW, adequado para carregamento em tomadas domésticas
· Carregamento trifásico AC (corrente alternada) de 3,7 kW até 22 kW (inédito em veículos comerciais), configurado para carregamento em postos públicos e wallboxes
· Carregador rápido DC de 80 kW (corrente contínua) para carregadores ultrarrápidos de rodovias.
A bateria do novo Kangoo E-Tech leva 2h40 (02h30) para passar de 15% a 80% de carga quando conectada a uma Wallbox de 11 kW e menos de seis horas em uma Wallbox de 7,4 kW. O Kangoo E-Tech também pode ser recarregado em uma tomada doméstica padrão ABNT em 220 volts com o uso de um carregador portátil, comercializado separadamente como acessório.
Praticidade e segurança
O novo Kangoo E-Tech 100% elétrico oferece um espaço de carga de 4,3 m³. A sua carga útil máxima é de 800 kg e a capacidade de reboque, de 1.500 kg. A porta lateral deslizante extralarga (864 mm) permite a acomodação de grandes objetos e facilidade de carga e descarga em centros urbanos, e seu espaço de armazenamento traz 2,2 metros de comprimento, 1,5 metro de largura e 1,3 metro de altura. A área de carga possui portas traseiras 1/3 – 2/3 que podem abrir de 90° a 180°, facilitando o acesso mesmo que haja pouco espaço atrás do veículo.
As travas das portas laterais e traseiras foram removidas para aumentar a resistência à intrusão e ao roubo. Um sistema de supertravamento oferece um nível mais alto de proteção: os controles internos de destravamento das portas só são ativados se a chave for usada. Com isso, em caso de arrombamento da cabine, a área de carga (100% protegida) permanece fechada.
Os ocupantes também farão uma jornada com toda a segurança, já que o Kangoo E-Tech está equipado com diversas tecnologias, como quatro airbags, controles de tração e estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampas (HSA). Além disso, a bateria é abrigada em uma estrutura de alta resistência e possui plugue de desconexão do sistema de alta tensão e dispositivo de extinção rápida de fogo na bateria no qual, existe um disco de ruptura que se rompe com a pressão da mangueira dos bombeiros , inundando o interior da bateria e auxiliando na contenção de chamas.
Design exterior forte e funcional
O Kangoo E-Tech apresenta um design inédito, mais forte e funcional: capô horizontal com nervuras, frente elevada e laterais esculpidas. Os destaques cromados e os acabamentos atraentes elevam o design.
A dianteira inédita ficou mais vertical, com acabamento cromado que fica entre a grade e o para-choque dianteiro. As lâmpadas apresentam as luzes diurnas em LED em formato C, características da marca Renault.
Com as suas laterais esculpidas e ombros pronunciados, o Kangoo E-Tech rompe com o design tradicionalmente quadrado dos veículos comerciais. As linhas horizontais e as portas traseiras curvas e inclinadas conferem ao veículo uma sensação fluida. O modelo traseiro tem proporções mais equilibradas para um visual mais sólido. No novo Kangoo a bitola traseira e mais larga que a anterior para oferecer mais espaço de carga.
Os espelhos laterais mais largos (+35 mm de comprimento e +22 mm de largura) melhoram a visibilidade traseira em 35%. Faróis de neblina LED também estão disponíveis para melhorar a visibilidade na estrada.
Interior moderno e funcional
O Novo Kangoo E-Tech tem um interior mais moderno e atualizado. O painel horizontal cria uma sensação de continuidade até os painéis das portas. Os assentos totalmente redesenhados são mais resistentes do que antes. O conforto no interior do habitáculo é aumentado pelo isolamento acústico adicional, proporcionando uma experiência de condução mais silenciosa e menos cansativa.
O interior foi atualizado com painel horizontal e um novo volante que abriga os controles principais. O jogo sutil de cores e texturas eleva o nível do interior. O Novo Kangoo E-Tech possui banco regulável em altura e profundidade. O volante também é ajustável em altura e profundidade, para maior conforto em longas jornadas.
O Kangoo também vem equipado com o novo sistema multimídia Renault EASY LINK. O display de oito polegadas está embutido no painel. Ele é Compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O motorista também pode fazer e receber chamadas usando o volante, a tela sensível ao toque ou comandos de voz e pode ouvir e ditar mensagens de texto.
Um suporte para smartphones, que pode ser colocado na frente do motorista, à esquerda ou à direita (dependendo se ele estiver destro ou canhoto), permite a acomodação correta do aparelho e conta com tomada USB. O carregamento é automático quando a bateria está cheia, eliminando o risco de sobrecarga.
O Kangoo E-Tech conta ainda com de chuva e luminosidade, além de vidros e travas elétricas. Um pacote interessante e até mais completo que o próprio Kwid e-Tech, o subcompacto elétrico da marca. Segundo o site da Renault, o preço é de R$ 260 mil.
Fotos e informações: assessoria Renault