Por ruas mais coloridas. Poderia ser uma campanha nossa aqui na Eu Dirijo. Mas a notícia que vem da Chevrolet nos anima: a marca regista aumento da participação de carros coloridos e está colocando quatro opções inéditas de pintura na linha 2025. Um deles é o Azul Boreal que estreia junto com a nova Spin.

A Chevrolet possui um time de especialistas responsáveis por identificar tendências e ajudar a desenvolver novas soluções de pigmentação. O Azul Boreal, que estreia com o Novo Spin até o fim de março vai chegar simultaneamente para o Tracker e a Montana.

“Todo lançamento da Chevrolet costuma trazer sempre uma cor distinta, capaz de evidenciar o caráter do veículo, ressaltar os elementos do design e marcar o momento. São aproximadamente três anos trabalhando para definir a paleta de cores ideal para um modelo, pois a preferência do consumidor está sempre mudando de direção. A moda, a arte e a arquitetura, tudo acaba influenciando”, explica Alexandre Ameri, gerente de design da GM América do Sul.

A tendência são automóveis mais coloridos, observa levantamento feito pela Chevrolet, que vem registrando crescimento da procura por cores mais vivas. O azul, o vermelho e o verde representam atualmente 14% das vendas da linha Chevrolet no Brasil, 3pp (Pontos Percentuais) a mais do que em 2019. O modelo de alto volume que tem puxado este fenômeno no portfólio da marca é a atual geração do Onix – tanto o hatch como o sedã. Os modelos, aliás, foram lançados em 2019 com a opção Azul Seeker, até então única alternativa para quem queria fugir da escala do branco ao preto.
Cada tinta é desenvolvida para destacar importante uma característica do veículo. Mais fechado, o novo Azul Boreal da nova Spin remete à tecnologia, enquanto o Azul Seeker, mais vivo do Onix, remete à conectividade. Já o Azul Eclipse evidencia a sofisticação devido ao seu aspecto escuro, por exemplo. Todas elas trazem pigmentos capazes de gerar múltiplos efeitos dependendo da incidência e do ângulo da luz.

Ao todo, a Chevrolet oferece 18 opções de cores quando somada todas as combinações do portfólio. Cada um dos 12 modelos disponíveis atualmente na rede de concessionárias tem, em média, meia dúzia de cores, entre sólidas, metálicas e, em alguns casos, até peroladas.
Além do novo Azul Boreal, três outras cores inéditas farão sua estreia na linha 2025 e serão reveladas junto com os próximos lançamentos da marca.
A oferta de novas cores vira a curva da Chevrolet, que por um bom tempo teve uma oferta menor de opções. Nos anos 90, Corsa e Vectra poderiam vir em tons vermelhos “bordô”, verdes metálicos e azuis, como o Azul Vandrik, tom mais claro, bastante popular no Corsa Wind e Super.

Depois, nos anos 2000, a oferta de cores ficou restrita a preto, branco, cinza e apenas um tom diferenciado. Havia um azul escuro para o Corsa de segunda geração, logo substituído por um bege metálico. Foi só após o lançamento da atual Montana, em tom verde, que a GM começou a ampliar a oferta de cores na gama.
Da redação, com informações assessoria GM