Peugeot elétrico para os Correios

Os Correios estão recebendo da Stellantis, em 2024, 50 veículos elétricos Peugeot e-Expert para serem utilizados no transporte de remessas na última milha em diferentes cidades no Brasil. A parceria entre as duas empresas, em um projeto estratégico de eletromobilidade, resultou na maior frota elétrica própria dos Correios.

Os veículos entregues pela Stellantis serão usados pela estatal nas entregas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Pará e no Distrito Federal.

Além de atenderem às exigências estabelecidas pela equipe técnica dos Correios, os veículos receberam um novo interior em ABS, tipo de revestimento com mais atrito, que é 100% reciclável e apresenta maior vida útil que o compensado naval.

A cabine principal conta com painel de instrumentos em tela digital colorida de 3.5”, que apresenta informações do velocímetro, modo de condução, marcha selecionada, nível de carga da bateria e consumo de energia. O utilitário também traz no console central o e-Toggle com seletor de marchas, e o botão B-Mode, que ativa a função de frenagem regenerativa para preservar ou carregar parcialmente as baterias, além de diminuir o desgaste das pastilhas de freio.

 

Carga

Para reduzir as emissões de CO2, a nova frota elétrica usa estações de recarga inteligente desenvolvidas pela WEG, e personalizadas para o projeto em parceria com a Flash Engenharia para todos os tipos de usuários. Através de um software personalizado para a gestão de frotas, a plataforma possibilita uso interno ou externo, compatível com redes elétricas monofásicas ou bifásicas, sendo possível realizar o controle de carregamento para que seja feito fora do horário de pico, reduzindo os custos e as emissões.

 

Peugeot e-Expert

Com motor elétrico que gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 260 Nm de torque imediato (26,5 kgfm), o modelo é equipado com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh, capaz de garantir até 330km de autonomia em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo Inmetro.

Conta também com sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), acendimento automático dos faróis, freio de estacionamento elétrico, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro e um cabo Modo 2, para carga de emergência.

Do ponto de vista de segurança e itens de conforto, oferece piloto automático, assistente de partida em rampa (Hill Assist), freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, indicador de fadiga (Coffee Cup Alert), luzes de rodagem diurnas integradas (DRL) e limitador de velocidade. O modelo conta ainda com Central Multimídia 7″ e Visiopark 180º.

 

Informações e imagens: assessoria Stellantis