Fiat Strada e Volkswagen Saveiro são hoje as duas picapes compactas oferecidas com cabine simples, despojadas de luxo e preparadas para o trabalho. Uma delas é referência em resistência. A outra leva pela dirigibilidade. A plataforma Eu Dirijo experimentou a Strada Endurance 1.4 e a Saveiro Robust 1.6, as duas ano 2023 e nas versões cabine simples. Qual delas é a melhor?
Exterior
A Fiat Strada está em segunda geração e recebeu um desenho que agrada o consumidor. A versão Endurance tem para-choques sem pintura e faróis halógenos. A receita é a mesma da Saveiro. Só que na Strada o conjunto é mais imponente. A picape da VW até ganhou mudanças, mas elas só vieram agora em 2024.
A lateral da Strada mostra o que a Fiat chama de “cabine plus”. Há uma vigia atrás dos vidros das portas. No entanto, esse recurso serve para aplicar na Strada as portas dianteiras do Fiat Mobi. Na Saveiro, o desenho de linhas retas é mais harmonioso. Ela usa portas de Gol, porém da rara versão duas portas que surgiu em 2014.
Veja o Review da Strada Endurance aqui:
As rodas são aro 15 e de ferro nas duas picapes. Na traseira, a Strada tem lanternas no estilo da Fiat Toro. O conjunto das duas picapes é incandescente. As duas oferecem abertura suave da tampa, que não despenca de imediato e é mais leve para movimentar.
Capacidade de carga
A Strada oferece 1354 litros e 720 kg de capacidade na caçamba. Há ganchos para amarração de carga na parte interna e superior. Já a Saveiro tem uma caçamba menor com 924 litros e 712 kg de capacidade. Em compensação, também há os mesmos pontos de amarração para a carga.
As duas picapes também oferecem uma espécie de aerofólio na capota que é funcional para prender cargas e a grade junto ao vidro traseiro.
Veja o Review da Saveiro aqui:
Motor
O jogo vira quando a gente começa a falar do que está embaixo do capô. A Strada Endurance de 2023 ainda tem o motor 1.4 Fire Evo da Fiat. Reconhecido pela confiabilidade e durabilidade, esse 1.4 já esteve em vários carros da marca. Mas para 2024, a versão recebeu o novo 1.3 Firefly, que agora passa a ser oferecido em toda a gama aspirada da picape. As versões topo têm o motor 1.0 turbo.
O 1.4 garante força apenas suficiente para a Strada. O desempenho atende para rodar na cidade com caçamba vazia mas não empolga. Os números com gasolina são de 85 cv potência e 12,4 kgfm de torque.
A Saveiro, por sua vez, já tem em 2023 o motor EA211 1.6 com 16V. São 106 cv de potência e 15,4 kgfm de torque com gasolina e isso faz muita diferença. Basta uma arrancada em sinal com mais força para o giro subir rápido, o torque aumentar e a Saveiro disparar. É uma condução que empolga e dá mais prazer ao dirigir.
O motor 1.6 trabalha junto com o câmbio manual VW com alavanca curta e trocas certeiras, melhor que o da Fiat Strada. E é justamente aqui que a gente já tem uma grande diferença entre as picapes: quem aprecia desempenho vai gostar mais da Saveiro.
Interior
Por dentro, o que as duas têm em comum é o plástico simples, presente em portas e painel. Bancos recebem tecido simples, nada de luxo. Na Strada, eles são mais macios e acomodam melhor. Na Saveiro a regulagem de altura não melhora o conforto porque é aquela que surgiu no final dos anos 90 e só levanta a parte de trás do assento.
O painel da Strada é mais moderno, com diferenças de texturas e as saídas de ar verticais, inspiradas na Toro. Tenta dar sofisticação, mas não consegue. A Saveiro repete o último desenho adotado em Gol e Voyage, com linhas horizontais e saídas de ar verticais. Nesse caso, a vantagem da Strada vem no maior número de porta-objetos.
Quando a gente olha para o cluster, o painel de instrumentos, na Strada a gente bate de cara com aquele desenho do Fiat Mobi, com tela do computador de bordo sobrepondo o velocímetro. É um painel que denota (e remete muito) para algo simples e básico. Ok, tem computador de bordo. Mas quando a gente olha para o desenho clássico da Saveiro, com velocímetro na direita, conta-giros na esquerda, ele enche mais os olhos, mesmo que não tenha marcação para consumo e autonomia, como a Fiat tem.
Em equipamentos, aliás, a Strada oferece o computador de bordo mais completo, inclusive com aviso de limite de velocidade. A Saveiro não tem nada disso. Mas aqui é preciso fazer uma ressalva importante. A Strada Endurance, de 2023 tinha vidros e travas elétricas vendidos como opcional. A que está à venda conosco, por exemplo, não tem vidros elétricos. A Saveiro já tem esses dois itens de série. Então em equipamentos, ela supera a Strada. Direção hidráulica e ar condicionado são de série em ambas.
Ao volante
A altura mais elevada da Strada dá a ela mais capacidade. Seja para enfrentar situações na cidade ou até para ser usada “para fora”. E aqui a gente tem mais um critério que faz diferença pra muita gente. Em um uso rural, a Strada será melhor.
Dentro da cidade, essa altura da Strada deixa o motorista em posição mais elevada no trânsito e acompanha até mesmo a altura dos crossovers atuais. A Saveiro, por sua vez, é mais baixa e coloca o motorista naquela posição típica dos Volkswagen raiz. O acerto de bom torque e câmbio certeiro deixa a dirigibilidade mais esportiva e agrada quem gosta de dirigir.
A suspensão traseira da Strada, com a mola parabólica, é mais robusta e capaz de suportar peso e carga por muito tempo sem reclamar. Se essa for a sua necessidade, temos aqui mais um critério de exclusão da concorrente. A Strada é referência em resistência.
Mas dentro da cidade ou em rodovia, essa suspensão será menos confortável. Não que a Saveiro seja assim, um colchão. Longe disso. Porém, com a suspensão traseira de molas helicoidais, tradicional nos carros, ela será mais amigável. Logo, se o uso for urbano e não houver necessidade de transporte de carga pesada, a Saveiro poderá ser melhor.
Conclusão
Olhar para duas picapes de cabine simples e em versões de trabalho pode dar a entender que são carros iguais. Mas não são. E isso é bom porque dá ao cliente a liberdade de escolha do tipo de produto que melhor vai atender, conforme o uso.
A Strada vai ser a companheira do trabalho pesado, vai aguentar carga e rodar muito em condições mais difíceis. A Saveiro, por sua vez, vai ser a parceira do uso mais urbano pra dar aquele sorriso “de canto” quando você arrancar do sinal e sair na frente dos outros carros.
Em termos de preço, os valores são próximos, com uma leve vantagem da Saveiro: R$ 76 mil contra R$ 77 mil, conforme os anúncios das duas picapes aqui na plataforma Eu Dirijo. Se você gostar de uma delas, faça contato com nosso consultor Ronaldo Diehl: (51) 9 8148-4685.
Reportagem e fotos: Guilherme Rockett