Uma versão intermediária do Haval H6 está sendo lançada pela GMW no Brasil. É o PHEV19. Mas para entender o que essa sopa de letrinhas significa a gente começa falando da gama desse modelo.
O Haval H6 foi o primeiro carro da GWM aqui no Brasil. Ele chegou em versão híbrida “padrão”, chamada HEV. Acima dele havia o PHEV, também híbrido, porém plug-in. Ou seja, aquele carro que tem um motor a combustão, outro elétrico e que você ainda pode ligar na tomada para carregar a bateria. A versão topo é a GT, com desenho diferenciado.
O Haval H6 PHEV vem com uma bateria de 34kWh e dois motores elétricos. Um para tracionar as rodas da frente e outro para as traseiras. Só que esse modelo tem preço de R$ 279 mil (junho/2024). São R$ 65 mil a mais que a versão HEV, que é também híbrida, porém perde o “P” de plug-in. Ou seja, não carrega na tomada.
Essa lacuna de preços se explica por conta da bateria maior e também dos dois motores elétricos do PHEV. No entanto, é no meio desses dois que está o preço do BYD Song Plus, também híbrido plug-in, de R$ 229 mil.
Então, o que fez a GWM? Criou o PHEV19, um SUV híbrido plug-in, com uma bateria menor e apenas um motor elétrico, que traciona as rodas dianteiras do carro. É uma simplificação do outro, que agora se chama PHEV34. O número no final da sigla corresponde à capacidade da bateria. São 19kWh no PHEV19 e 34 kWh no PHEV34.
Equipamentos
Na lista do conteúdo dessa versão intermediária, nada muda. Pelo contrário. O teto solar que antes era opcional agora vem de série em todos os Haval H6. Bancos ganharam apliques em tom claro e um friso bronze agora está nas portas e painel.
O cluster de dez polegadas segue com a tela de boa qualidade com informações dos radares externos. Os sensores apontam aproximação de outros veículos e também fazem as assistências ao condutor. Há também sistema de câmeras para visão 360 graus e aérea. Entre as assistências, destaque para a memorização do percurso. Útil quando você precisa sair de ré de um estacionamento. O carro grava o caminho e faz sozinho a manobra de saída.
Potência
O motor 1.5 turbo trabalha mais para carregar a bateria do que para tracionar o veículo. São apenas duas marchas. A GWM divulga apenas a potência combinada do conjunto, que no PHEV19 é de 326 cv.
Para o motorista, a sensação de força aparece de forma mais instantânea por conta da propulsão elétrica. E, ao fim do dia, ele ainda pode ser recarregado em casa, em um carregador de parede, inclusive com a opção de tomada para recarga rápida.
O GWM Haval H6 PHEV19 custa R$ 229 mil em junho de 2024.
Imagens: GWM