Uma tinta para repelir calor

A Nissan testa uma pintura automotiva para reduzir a temperatura ambiente do interior dos veículos em dias quentes. A inovação ajuda a reduzir o consumo de energia do sistema de ar-condicionado. O aeroporto de Haneda proporcionou o ambiente para realizar avaliações do desempenho da tinta, sob um ambiente exposto a altas temperaturas.

Ainda em fase de testes, os resultados até o momento têm sido impressionantes. Estacionado lado a lado sob o sol, um veículo tratado com a pintura fria da Nissan apresentou redução de até 12 graus Celsius nas temperaturas da superfície externa e um interior mais fresco de até cinco graus em comparação a um veículo com pintura automotiva tradicional.

O desempenho de resfriamento da tinta é particularmente perceptível quando um veículo fica estacionado ao sol por um longo período. Uma cabine mais fria não é apenas mais agradável de entrar, mas também requer menos tempo de funcionamento do ar-condicionado para resfriar o habitáculo a uma temperatura confortável. Isso ajuda a reduzir a carga do motor ou, no caso de um veículo elétrico, a consumir menos energia das baterias.

 

Inovação que se adapta

O metamaterial incorporado à pintura fria da Nissan apresenta duas partículas de microestrutura que reagem à luz. Uma partícula reflete os raios infravermelhos próximos da luz solar que normalmente causariam vibrações em nível molecular dentro da resina da tinta tradicional para produzir calor.

A segunda partícula permite o verdadeiro avanço. Ele cria ondas eletromagnéticas, que neutralizam os raios solares, redirecionando a energia do veículo para a atmosfera. Combinadas, as partículas da pintura fria da Nissan reduzem a transferência de calor para superfícies como o teto, capô, portas e painéis. O que cria o ambiente menos quente dentro do carro.

 

Informações e imagens: assessoria Nissan