208: sai dente de sabre, entra marca do leão

O facelift deu mais imponência para a frente do Peugeot 208 e trouxe também uma nova versão. É a GT 1.0 Turbo T200. Ela se junta à Active, Style e Allure.

A dianteira apresenta a nova identidade da marca, introduzida no 2008. Além da evolução no design do logotipo, a nova assinatura luminosa se destaca nos faróis e nas lanternas traseiras. A assinatura luminosa dianteira tem filete triplo em led. O desenho não é mais o dente de sabre. Agora é a marca da garra do leão. Versões topo têm rodas diamantadas de 17 polegadas e arcos das rodas em preto brilhante. É o desenho que lembra a aranha do crossover 2008.

 

Versão GT

Para a Peugeot, é o retorno da icônica designação GT da marca. Antes, exclusiva com motor elétrico. Agora não há mais essa opção. A nova GT é equipada com faróis Full LED, acionamento automático das luzes, farol alto automático, reconhecimento e exibição de limites de velocidade, alerta de colisão iminente, frenagem automática de emergência, assistência de manutenção de faixa, rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, câmera de visão traseira ‘VisioPark 180°’, spoiler na porta traseira e um exclusivo volante de couro com o emblema GT.

A ênfase é na esportividade, com detalhes exclusivos. Destaque para o emblega GT na base do volante. Essa versão é combinada com o novo motor T200 acoplado a um câmbio CVT de 7 marchas simuladas.

208 Active

Motores

O 1.6 16V saiu de linha no Citroën C3 e agora no Peugeot 208. O novo 208 conta com dois motores: o 1.0 Firefly, combinado a uma transmissão manual de cinco velocidades que entrega 75 cv de potência, e o 1.0 turbo com 130 cv e 200 Nm de torque. Os dois motores a gasolina combinam baixos custos de manutenção, robustez e suavidade de operação.

208 Allure

Esses resultados são alcançados graças a componentes como o turbocompressor com wastegate eletrônico, a injeção direta de combustível e o exclusivo sistema MultiAir III, que proporciona um controle mais flexível e eficiente das válvulas de admissão.

Outro destaque do trem de força é a aceleração. A potência e o torque aumentados, combinados com uma estrutura robusta e leve, levam o Hatch de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, o que representa o menor tempo em comparação com seus principais concorrentes.

O desempenho eficiente do novo motor acrescenta outros atributos ao seu desempenho. Combinado com a transmissão automática CVT de sete velocidades, o motor Turbo 200 também proporciona uma excelente economia de combustível, tanto na estrada quanto na cidade.

A transmissão automática CVT oferece três modos de operação. No modo Automático, a configuração se ajusta ao estilo de condução do motorista, equilibrando desempenho, eficiência e conforto. O modo manual é destinado àqueles que gostam de estar sempre no controle e permite trocas sequenciais por meio da alavanca de câmbio ou dos paddles atrás do volante.

Por fim, o modo Sport intensifica a esportividade ao dirigir, ajustando a direção, o controle de estabilidade e o mapeamento do acelerador. Além disso, otimiza a resposta e o tempo de troca de marchas, aproveitando ao máximo a potência do motor Turbo 200.

Esse tipo de transmissão automática foi projetado com um óleo lubrificante vitalício, ou seja, não precisa ser trocado durante toda a vida útil do veículo. Isso aumenta a durabilidade e reduz os custos de manutenção.

i-Cockpit

Nos veículos mais recentes, o conceito evoluiu, ampliando a conectividade e proporcionando uma experiência imersiva com tecnologia 3D. Com conforto e ergonomia em sua essência, ele tem quatro componentes principais: volante compacto, painel de instrumentos elevado, tela sensível ao toque, conjunto de teclas de atalho e painel digital. Com opções de telas configuráveis, o motorista pode escolher entre o modo de mostrador tradicional, o modo minimalista que exibe apenas informações relevantes para evitar distrações, o modo de condução com dados sobre assistências ao motorista (exclusivo da versão GT). Na versão Allure, a tela é em 2D, enquanto a versão GT conta com a tela 3D.

Tecnologia

O interior do novo 208 oferece tela sensível ao toque de dez polegadas com integração CarPlay, Android Auto e Bluetooth sem fio. Há também um novo carregador indutivo de 15 W para smartphones e espelhos de cortesia para o motorista e o passageiro. As versões Allure e GT são equipadas com controle automático de climatização digital, enquanto a Active oferece ar-condicionado manual, além de um sistema keyless.

Os preços ainda não estavam divulgados até o fechamento dessa reportagem. O novo 208 estará disponível nas cores Branco Banquise, Branco Nacré, Preto Pérola Nera e Cinza Artense, com o Cinza Selenium sendo a nova opção de cor. Mas se você ficou com saudade do Azul Quazar, ele ainda está no catálogo do configurador da Peugeot.

 

Informações e imagens: assessoria Peugeot