C3 You estreia motor turbo e aposenta 1.6

O motor 1.0 turbo chegou na linha do compacto Citroën C3 com uma nova versão topo de gama. O C3 You tira de cena o Feel Pack 1.6 16V com o câmbio automático para dar espaço ao propulsor menor com câmbio CVT.

O motor

Turbo 200 é o nome que está estampado nos carros da Stellantis. Esse propulsor estreou no Pulse e já chegou no 208 e no C3 Aircross. Agora chega no hatch compacto. Fabricado em Betim (MG), reúne tecnologias exclusivas, com destaque para o controle de válvulas MultiAir III. São 8,4 segundos para ir de zero a 100 km/h.

A variante da plataforma CMP faz com que o Novo C3 You pese somente 1.115 kg. Isso dá desempenho com agilidade no dia a dia. Segundo a marca, O C3 1.0 turbo tem consumo de até 12,8 km/l com gasolina no ciclo rodoviário, com autonomia total superior a 600 km.

Para receber o novo motor Turbo 200, o C3 You passou por mudanças no sistema de suspensão, com nova calibração de molas e amortecedores. O sistema de freios foi redimensionado, enquanto a direção assistida eletricamente recebeu uma nova calibração específica para esta versão.

Medidas que podem deixar o C3 mais firme, ao contrário da suspensão mole das versões 1.0 Firefly. Mas isso a gente conta se o carro vier para uma avaliação.

Câmbio CVT

O câmbio automático CVT simula sete marchas e inclui três modos de funcionamento: automático, que privilegia a eficiência; Sport, para quem busca ainda mais agilidade; e Manual, que possibilita a troca de marchas sequenciais por meio da alavanca, com indicador de troca no painel digital. Aliás, o painel… Segue com aquela tela pequena sem conta-giros.

Visual

Desde que chegou, o C3 sempre teve vários acessórios para melhorar o apelo visual. A série especial de lançamento First Edition tinha quase todos eles. Mas depois que ela acabou, ficou raro ver um C3 equipado na rua.

Para o You, a Citroën foi na prateleira e trouxe alguns itens com ele. Começa com o farol de neblina, de série como o anterior Feel Pack. Mas agora ele está emoldurado por um acabamento na cor Emerald Blue, também presente nos adesivos da coluna C e nos apliques laterais.

O nome da versão está em logotipos nos dois para-lamas dianteiros. As rodas de liga-leve tem o mesmo desenho das outras versões mas agora são escurecidas. Na traseira, o logotipo Turbo 200 e a pintura bitom, de série. São três cores: cinza Artense, branco Banquise e cinza Grafito.

O interior acompanha as mudanças, com destaque para os bancos mais sofisticados. O material recebe costuras também em tom azul, cor que se repete nas bordas dos tapetes com o nome da versão. Por fim, soleiras metalizadas completam o pacote de estilo que diferenciam o Novo C3 You.

A lista de itens de série inclui ar-condicionado, direção elétrica, sistema multimídia Citroën Connect Touchscreen com tela de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fio com seis alto-falantes e comandos no volante, retrovisores, vidros e portas com travas elétricas, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, porta-malas com abertura elétrica, câmera de ré, faróis de neblina e a chave canivete, que passou a ser item de série em toda a gama do C3 a partir da linha 2025.

Se a chave foi melhorada após o apelo dos clientes, o cluster – painel de instrumentos – segue igual. Com aquela tela pequena digital sem conta-giros. Não foi dessa vez que o C3 hatch recebeu a tela digital das versões topo do Aircross. Para um carro turbo em versão topo, bem que merecia. Saudade dos ponteiros…

O modelo chega ao mercado com preço sugerido de R$ 95.990. Por isso, a Citroën afirma que ele é o automático e o turbo mais barato do Brasil.

 

Informações e imagens: assessoria Citroën