Está difícil de ver um deles nas ruas. A décima primeira geração do Civic foi lançada no Brasil na versão híbrida. Porém, chegou em um patamar mais elevado de preços e até em tamanho. O que fez o Honda se afastar do seu principal concorrente Toyota Corolla. No entanto, a geração atual traz avanços tecnológicos e construtivos.
Produzido na Tailândia, o Civic agora é híbrido. Ele inaugura a tecnologia que combina dois motores elétricos de alta eficiência com um motor a combustão 2.0 ciclo Atkinson. O consumo médio de 18,3 km/l na cidade destaca a eficiência do veículo. O modelo possui três modos de condução: elétrico, híbrido e combustão.
A segurança foi aprimorada com o pacote Honda Sensing, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem para mitigação de colisão e assistente de permanência em faixa. O Civic Híbrido também é o primeiro da marca a trazer airbags laterais traseiros, totalizando oito airbags.
O design do carro recebeu renovação estética, com uma carroceria de estilo esportivo e um interior de alto padrão. O porta-malas de 495 litros é um dos maiores do segmento, oferecendo praticidade e inteligência.
Propulsão híbrida
O “e:HEV” conta com um motor elétrico de alta potência, 184 cv e 32,1 kgfm. Trabalha junto com o motor 2.0 a gasolina de 143 cv de potência e 19,1 kgfm de torque. É alimentado por injeção direta, uma das novidades em relação ao que equipa o Accord Híbrido. Já o segundo motor elétrico cumpre função de gerador de energia para o conjunto de baterias de íons de lítio.
Na prática, o sistema e:HEV entrega acelerações típicas de modelos esportivos, além de reduzido nível de consumo de combustível. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem, o consumo é de 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada.
Na grande maioria das situações, o Civic Híbrido é tracionado pelo motor elétrico (EV Drive). O Hybrid Drive é ativado nos momentos de maior pressão sobre o acelerador. Em ambas as situações, o motor a combustão é ativado para girar o motor gerador, suprindo a maior demanda de energia elétrica.
O Engine Drive é o modo em que a tração é feita prioritariamente pelo motor a combustão. É ativado em situações de velocidades mais elevadas e constantes. Quando o motorista demanda a máxima potência o e:HEV trabalha no modo Hybrid, com o motor a combustão podendo tracionar, mas trabalhando majoritariamente em conjunto com o gerador para produzir eletricidade para o motor elétrico tracionar também.
Frenagens e desacelerações produzem recuperação de energia, o que amplia a economia especialmente em situações de tráfego “para-e-anda”.
Equipamentos
Condutor e passageiro dispõem de uma central multimídia com tela de 9 polegadas. Nela estão funções como telefone, navegador e controle do sistema de áudio via touchscreen. A adoção de um painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas permite personalizar informações sobre a condução. A prioridade é para velocidade, nível de energia armazenado ou regenerado e dos dispositivos de gerenciamento do estado geral de funcionamento do veículo.
Uma exclusividade do Honda Civic Híbrido é o We Power, instrumento que age como uma espécie de conta-giros. Substitui a apresentação em RPM pelo percentual de potência. Sob condução mais forte e com o modo Sport ativo, o Civic Híbrido será tracionado exclusivamente pelo motor elétrico, que direcionará sua força para as rodas simulando trocas de marchas.
Nesta condição, a rotação do motor acompanhará as trocas de marchas, realçando a percepção de esportividade, com uma sonoridade e dinâmica similar à de carros esportivos com transmissão de dupla embreagem. Nas frenagens e desacelerações, o ponteiro do We Power desce à área Charge, indicadora do status da recuperação de energia. A força de desaceleração pode ser ajustada por meio de paddle shifts junto ao volante, com indicação do nível (quatro, no total) também no campo Charge.
Ainda fazem parte do pacote bancos dianteiros com ajustes elétricos, chave com partida remota, ar-condicionado dual zone, banco traseiro com encosto rebatível, carregador sem-fio para celular, portas USB iluminadas na traseira, teto solar e limpadores de para-brisa inteligentes.
Em setembro de 2024, o preço do Civic é de R$ 265,9 mil.
Informações e imagens: assessoria Honda