A arquitetura da nova plataforma modular do Renault Group trouxe ao Kardian traz 13 dispositivos avançados de assistência ao motorista (ADAS). Fizemos aqui uma lista com os principais para que você possa conhecer em detalhes esse novo modelo.
Controle de velocidade adaptativo (ACC):
Depois que o condutor define uma velocidade específica, o sistema utiliza sensores para ajustar automaticamente a distância de segurança correta levando em conta a aceleração e desaceleração do veículo da frente. Quando não há um veículo à frente, o controle de velocidade adaptativo funciona como um controlador de velocidade normal, mantendo a velocidade programada. Quando um veículo é detectado à frente, o controle de velocidade adaptativo mantém uma distância de segurança dele. Essa distância é pré-definida pelo próprio sistema em função da velocidade. O motorista pode ajustá-la entre quatro possibilidades. O sistema pode ser ativado em velocidades entre 30 km/h e 160 km/h.
Alerta de colisão frontal (FCW):
Adverte o condutor em caso de risco de colisão frontal detectado pelo radar frontal localizado no para-choque. Além do alerta sonoro, um aviso visual é exibido na tela do sistema de navegação nas situações em que se espera que o condutor acione a frenagem.
Frenagem automática de emergência (AEB):
Para automaticamente o carro se o condutor não reagir em tempo após o alerta de colisão frontal do sistema FCW.
Alerta de distância segura (DW):
Avisa o condutor sobre o intervalo de tempo que o separa do veículo que segue à frente, para que sejam respeitadas as distâncias de segurança entre os dois veículos. Este sistema funciona acima de 30 km/h, mas é desativado quando o controle de velocidade adaptativo é acionado.
Alerta de ponto cego (BSW):
Por meio de uma luz de LED piscando nos retrovisores, avisa o condutor quando um veículo se encontra fora de seu campo de visão, durante uma mudança de faixa, por exemplo.
Câmera multiview:
São quatro câmeras que simplificam a vida do condutor durante as manobras em marcha à ré e de estacionamento, mostrando na tela da central multimídia de 8” todos os obstáculos localizados na frente, atrás e nas laterais do veículo.
Além desses, o Kardian tem também os assistentes mais comuns que já estão presentes em outros carros. São eles a câmera e o sensor de estacionamento traseiro, sensor dianteiro, sensor crepuscular, controle de cruzeiro (piloto automático), limitador de velocidade e assistente de partida em rampa.
Segurança e satisfação
São seis airbags: dois frontais (condutor e passageiro), dois laterais e dois do tipo cortina, que é item de série em todas as versões do Kardian. Na segurança ativa, destaque ainda para o controle eletrônico de estabilidade.
O novo motor turbo TCe 1.0 flex do Kardian faz parte da mesma família do motor turbo TCe 1.3 flex, que já é usado em Duster e Oroch. Esses dois propulsores compartilham 70% de componentes, tendo como características um alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível. Na prática, a Renault usou a mesma receita da Stellantis com os motores GSE T200 e T270.
O 1.0 turbo entrega 125 cv de potência e 220 Nm de torque, sendo 200 Nm (90% da força máxima) já disponível a 1.750 rpm. Esse motor traz as mesmas tecnologias que a Renault desenvolveu nas pistas da Fórmula 1. Há injeção direta central com 200 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos, que garantem uma combustão otimizada com mais performance e menos consumo de combustível.
O consumo urbano fica em 13,1 km/l com gasolina e 9 km/l com etanol, segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro.
Motor com tecnologia de ponta
O turbocompressor trabalha com a pressão máxima de 1.5 bar, controlada pela válvula wastegate eletronica. Assim, 90% do torque máximo surge em 1.750 rpm. A injeção é direta de combustível e o comando de válvulas é duplo no cabeçote. Ele tem temporização variável das válvulas de admissão e escape, permitindo variação contínua dos ângulos de abertura e fechamento das válvulas.
Outro destaque é o cabeçote em formato delta. Essa construção permite um tamanho mais compacto reduzindo massa, centro de gravidade mais baixo e auxiliando no controle térmico do motor. O coletor de escape integrado ao cabeçote proporciona uma melhor resposta do turbo, otimizando a curva de torque.
A tecnologia desse propulsor vai além. O motor ainda recebe tratamento em carbono nos componentes móveis do cabeçote, anéis e pinos dos pistões.
Motor moderno, câmbio novo
A caixa de marchas tem dupla embreagem úmida. Este sistema agiliza a troca das marchas sem interrupção no torque, graças ao trabalho simultâneo das duas embreagens. As marchas também podem ser trocadas manualmente usando as paletas do câmbio tipo borboleta atrás do volante.
O sistema úmido melhora o resfriamento das duas embreagens e aumenta a vida útil. Com o nome técnico DW23, este câmbio faz a sua estreia mundial com o Kardian.
Segundo a Renault, esse tipo de câmbio já foi vendido mais de 1,3 milhão de veículos no mundo como Captur, Megane, Scenic, Talisman Espace, Traffic, Alpine A110, entre outros.
O funcionamento acontece com duas meias caixas de câmbio. Uma para marchas pares e outra para marchas ímpares, controladas eletronicamente. Ao soltar o pedal do freio gradativamente, o veículo já inicia o movimento, sem necessidade de pressionar o pedal do acelerador.
O câmbio EDC já deixa automaticamente a próxima marcha selecionada, proporcionando assim uma troca de marcha instantânea para todos os estilos de condução em quaisquer situações (modos Sport, Eco e My Sense), tanto no modo automático como no manual com os paddle-shifts.
Versões e equipamentos
Evolution turbo TCe câmbio EDC – R$ 112.790
6 airbags (frontal, lateral e de cortina)
Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL)
Assistente de partida (HSA)
Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré
Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
Cluster digital 7”
Câmbio e-shifter e Paddle-Shift
Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio
Ar-condicionado digital com função auto
Retrovisores externos com ajuste elétrico
Faróis e assinatura luminosa 100% em LED
Barras de teto funcionais e modulares em preto
Roda flexwheel biton 16”
Aerofólio traseiro
Start&Stop
Modo ECO com EcoScoring
Volante com ajustes de altura e profundidade
Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento
Vidros elétricos para passageiros
Techno turbo TCe câmbio EDC – R$ 122.990
Todos os equipamentos da versão evolution mais:
Frenagem automática de emergência (AEBS)
Alerta de colisão frontal (FCW)
Freio de estacionamento eletrônico
Console elevado com apoio de braço
Painéis e volante com acabamento em revestimento premium
Roda de liga leve 17” diamantadas bíton
Chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free
Partida remota do motor
Saídas USB-C para o banco traseiro
Seis alto-falantes
Vidros dos passageiros com função one-touch e antiesmagamento
Opcional: Teto bíton em preto Nacré
Première edition turbo TCe câmbio EDC – R$ 132.790
Todos os equipamentos da versão techno mais:
Controle de velocidade adaptativo (ACC)
Câmera Multiview (MVC)
Alerta de ponto cego (BSW)
Alerta de distância segura (DW)
Sensores de estacionamento frontal
Faróis de neblina em LED
Sensor crepuscular
Multi-Sense com modos de condução Eco, Sport e My Sense (personalizável)
Ambient lighting (iluminação dinâmica e personalizável no interior)
Carregador de smartphone por indução
Roda de liga leve 17” diamantada e escurecidas
Antena shark
Teto bíton preto Nacré
Badge lateral “Premiere Edition”
Skis na cor prata acetinada
Grade frontal em preto brilhante
Informações e imagens: assessoria Renault