Rampage ganha novo motor diesel e versão de entrada

A Rampage ganhou um novo motor 2.2 para substituir o 2.0 das versões a diesel. Turbo, ele gera 200 cv de potência e 450 Nm de torque. Com a novidade, a linha 2025 ficou mais ágil e com redução no consumo de combustível. A gama também recebe uma nova versão para a porta de entrada da gama: a Rampage Big Horn.

 

O motor 2.2 de quatro cilindros em linha, 16V e 2.184 cm³ gera 200 cv de potência a 3.500 rpm e 450 Nm (45,9 kgfm) de torque a somente 1.500 rpm. Ou seja, é mais potência e força disponíveis em rotações mais baixas. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em menos de dez segundos, enquanto as retomadas de 60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h são feitas em 6,4 e oito segundos, respectivamente, resultando em ultrapassagens mais seguras.

Rebel e Laramie também recebem o 2.2

A transmissão automática de nove marchas recebe um diferencial 14% mais longo, possibilitando a redução de rotação do motor em diferentes velocidades, sem perda da capacidade 4×4. O resultado é uma melhora no consumo de combustível, que pode chegar 10,6 km/l em ciclo urbano e 13,3 km/l em uso rodoviário. A Rampage 2.2 Turbodiesel foi classificada pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) com a nota máxima “A”.

O motor 2.2 Turbodiesel tem cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas, coletor de admissão variável, injeção de diesel de alta pressão (2.000 bar), turbocompressor com geometria variável e wastegate elétrica, intercooler ar-água e duplo circuito de refrigeração do motor. O sistema de escape possui duplo sistema de recirculação de gases (EGR) e pós-tratamento com injetor de ureia arrefecido por líquido, controlados por uma só central eletrônica — mudança que só foi possível por conta da adoção de processadores mais rápidos e eficientes.

O novo motor 2.2 Turbodiesel está disponível em todas as versões 2025 – exceto R/T – junto da tração 4×4 Auto, que distribui automaticamente a força para os 2 eixos. O sistema de tração também conta com modo reduzida. Outro conteúdo que auxilia a condução do modelo em diferentes tipos de terreno é o assistente de descida em rampa (HDC – Hill Descent Control), assegurando a capacidade off-road que está no DNA da marca.

 

Big Horn

O nome Big Horn já é conhecido por clientes e entusiastas da Ram mundo afora, e agora faz estreia no Brasil. É a versão de entrada, abaixo da Rebel, apenas com motor 2.2 Turbodiesel.

Por fora, a Rampage Big Horn possui para-choques dianteiro na cor do veículo e traseiro cromado com sensores de estacionamento; faróis totalmente de Led, incluindo os de neblina, com função cornering para iluminação em curvas e lanternas também Full LED. A grade desta versão é exclusiva, com bordas cromadas e aletas em preto brilhante, destacando o logo localizado na porção superior da mesma. Completam o visual as molduras das janelas e os espelhos retrovisores cromados, e as rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus 235/65.

A Rampage Big Horn carrega 1.015 kg de carga e a caçamba tem 980 litros de volume. O compartimento oferece revestimento interno, iluminação interna de Led e capota marítima de série. A tampa traseira possui trava elétrica e amortecimento, facilitando o fechamento, e pode ser aberta remotamente através da chave presencial para maior conforto.

No interior, a versão Big Horn mantém painel digital de 10,3 polegadas e central multimídia de 12,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O volante multifuncional tem revestimento premium e borboletas para troca de marchas. Há ainda câmera de ré, carregador por indução e 6 portas USB espalhadas. Ar-condicionado digital dupla zonas com saídas traseiras, chave presencial com partida remota, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold completam o pacote.

Os bancos serão revestidos em tecido e forração premium na cor preta. Os painéis de porta e de instrumentos são macios ao toque e também contam com forração premium. Quando o assunto é segurança, a lista de equipamentos da Big Horn conta com seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina); limitador e controlador de velocidade; controles de estabilidade, de tração e de mitigação de rolagem da carroceria; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; e freios a disco ventilados nas 4 rodas com ABS e EBD.

Baseado nessa informação, divulgada pela fábrica, talvez a principal perda da Big Horn seja nos assistentes mais avançados ao condutor. Mas ainda assim, o pacote é muito completo. O preço da Rampage Big Horn ainda não foi divulgado.

 

 

Informações e imagens: assessoria Stellantis