Kardian é o novo crossover lançado pela Renault para concorrer com Fiat Pulse e Volkswagen Nivus, no segmento conhecido como “B”. O modelo inaugura uma nova plataforma modular que vai permitir o lançamento de novos modelos fora da Europa. O motor também é novo, 1.0, três cilindros, com mais Torque que os dois concorrentes.
Mas sobre o motor, falamos mais adiante. Por enquanto é interessante analisar o Kardian por fora. Dianteira mais elevada, apliques plásticos, tons cinza e dois blocos de faróis. No mais alto, iluminação diurna e seta. Ao centro, luz baixa e alta. Na parte inferior do pára-choque, estão os faróis de neblina que, felizmente, não foram abandonados pela Renault. A grade frontal exibe o novo logo da marca e tem efeitos em três dimensões.
Na lateral, a silhueta é de um veículo compacto. Ainda que a marca – e não só a Renault – insista em chamar o modelo de SUV, aqui entendemos que este tipo de veículo é caracterizado como crossover. Molduras plásticas fazem o contorno dos paralamas. O capô é horizontal e na traseira o vidro inclinado reforça a proposta. O Kardian tem 4,2m de comprimento e 1,75m de largura. A distância entre eixos é de 2,60m, considerada a maior da categoria, ajuda no espaço interno. Ainda no exterior, são bons os ângulos de saída, de 36° e o de ataque, de 20°. Assim, as chances de raspar em obstáculos são menores. O porta-malas tem 410 litros na medição VDA.
No interior, o painel de instrumentos é digital e tem sete polegadas. Nele estão informações do computador de bordo. A central multimídia tem tela de oito polegadas e desenho flutuante. Ela permite conexão sem fio com celulares .
Assistentes com 13 funções
O novo modelo da Renault vem equipado com 13 dispositivos de assistência ao condutor. Ele possui alerta de ponto cego e sistema de câmeras multivisão. Através delas, é possível ver frente, laterais e a traseira do carro durante manobras. Esses dois itens não estão presentes nos concorrentes da Fiat Volkswagen.
Além deles, há o controle de cruzeiro adaptativo, capaz de ajustar a velocidade do veículo em relação ao carro à frente. Outro alerta informa o condutor sobre o intervalo de tempo entre o Kardian e o veículo a frente. Há ainda alerta de colisão frontal com frenagem ativa de emergência. O sistema emite um aviso sonoro e visual quando percebe uma situação de perigo. Se o motorista não reagir, ele inicia uma frenagem para reduzir o dano de uma colisão.
O lançamento da Renault também tem seis airbags: dois frontais, dois laterais e mais dois do tipo cortina. Além disso, ainda tem assistente de partida em rampa e os controles de estabilidade.
O motor com mais torque
O carro novo vem com motor novo dentro da gama da Renault. Trata-se de um turbo 1.0 com três cilindros e injeção direta de combustível na câmara. Ele entrega 125cv de potência e um torque de 220 Newton metro de força. Nivus e pulse chegam a 200Nm. Acoplado ao propulsor, está um câmbio automático com dupla embreagem. O sistema agiliza as trocas de marcha sem interrupção no toque. A seleção de marchas pode ser feita usando as aletas do tipo borboleta atrás do volante.
O novo Renault Kardian chega com bancos forrados em tecido com degradê laranja. No painel, apliques nessa cor dão um ar de descontração. O tom laranja, aliás, também é oferecido como pintura para a carroceria. E é a única cor além dos tradicionais branco preto e cinza.
No material de divulgação da marca, não há informação sobre o preço do modelo.
Imagens: assessoria Renault