Depois do Pulse, chegou a vez do Fastback receber a marca Abarth, a divisão esportiva da Fiat. Desenvolvido e produzido no Polo Automotivo da Stellantis em Betim (MG), o novo Fastback Abarth mantém os traços do crossover coupé, com um toque da direção provocante do escorpião. E ele chega em pacote fechado, sem opcionais.
Por fora, todos os apliques plásticos do Fastback padrão recebem pintura no Abarth, tal como o Jeep Compass na série S. Detalhes em vermelho, cor característica da marca, estão em rodas e asa dianteira. As faixas são mais discretas em relação ao Pulse. Já os retrovisores são em preto independentemente da cor do veículo.
O modelo traz dupla saída de escapamento e aerofólio traseiro. O teto é sempre pintado na cor preta. Rodas de liga-leve são exclusivas de 18 polegadas.
O interior é escurecido, inclusive o teto, e traz detalhes em vermelho que se destacam em meio ao acabamento. No painel, um revestimento simula fibra de carbono. O volante é revestido em couro perfurado e os bancos vem em couro ecológico com costura vermelha.
O modelo está disponível nas cores Branco Banchisa, Cinza Strato, Preto Volcano e Vermelho Montecarlo com detalhes em vermelho, como você pode ver na foto de capa desta reportagem.
Performance garantida pelo 1.3 turbo
O motor T270 gera 180cv de potência com gasolina e 185cv com etanol. O torque é de 270Nm para garantir aceleração de zero a 100 km/h em 7,6 segundos. Além disso, sua velocidade máxima é de 220km/h com etanol.
O Fastback Abarth foi desenvolvido sobre a plataforma MLA e teve ajustes específicos para o modelo, como a calibração do motor e do câmbio, levando a trocas mais rápidas e esportivas. Ele traz uma dinâmica mais precisa, contando com uma direção mais direta, além de rodas mais largas (18”), mais leves e pneus mais aderentes.
Também houve alterações no sistema de exaustão, com escape duplo bilateral e ronco muito esportivo e marcante, típico de um autêntico Abarth. Já as suspensões passam a garantir mais estabilidade e dirigibilidade, com menor rolagem e menor altura de solo (5 mm a menos em relação ao Fiat Fastback). As molas ficaram mais rígidas e os amortecedores até 21% mais estáveis. Já a suspensão dianteira ganhou nova geometria, o que garantiu uma melhor dirigibilidade.
Ele possui o vão livre do solo de 215mm, 20° de ângulo de entrada e 23° de saída. Aliás, comparado com o Fastback padrão, o Abarth possui um tempo de resposta até 49% mais rápido, entregando mais esportividade. Possui câmbio automático de seis marchas e três modos de condução: Normal, com foco em esportividade e conforto; Manual, trazendo versatilidade e personalidade, e Poison, exclusivo da marca, com resposta rápida e envenenada.
Modo “Poison”, o escorpião em ação
O modo Poison pode ser acionado por meio de um botão vermelho exclusivo no volante. Ele aumenta a carga da direção para uma condução mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores. Também há uma vetorização dinâmica de torque, sistema que distribui o torque nas rodas durante as curvas, deixando o veículo mais provocante e insinuante nas manobras. Neste modo, ainda há uma calibração superesportiva do câmbio, com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem, para auxiliar com freio motor e antecipar o engate da marcha mais apropriada para retomar a aceleração. Os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, oferecendo uma direção ainda mais esportiva.
Segurança e Tecnologia
O Fastback Abarth traz tecnologias de série. Uma delas é a plataforma de serviços conectados, Connect Me, que oferece mais de 30 funcionalidades para tornar a experiência de condução ainda mais completa e interativa. Também conta com paddle shifters ou “câmbio borboleta”, localizado logo atrás do volante, que permite que o motorista troque de marcha com apenas um toque, conferindo maior agilidade e precisão à condução.
O cluster digital de sete polegadas é específico da Abarth, com informações como pressão do turbo, força G e potência na tela principal. O Novo Fastback Abarth traz ainda uma central multimídia de dez polegadas. Para completar, tem Android Auto e Apple Carplay. Além disso, o modelo conta ainda com um carregador de celular por indução e entradas USB-A e USB-C.
O crossover tem assistências ao condutor que incluem alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção ativa e comutação automática do farol alto. Esses itens são capazes de prevenir ou minimizar impactos em situações de risco, aumentando a segurança dos ocupantes do veículo.
Além disso, o carro conta com o controle de estabilidade, sensor de chuva e luminosidade, que ajusta automaticamente os faróis e os limpadores de para-brisa de acordo com as condições climáticas. O freio ABS tem distribuição eletrônica.
O novo Fastback Abarth conta ainda com ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full LED, chave presencial com partida remota, freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold e airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros.
Preços
Com a chegada do Fastback Abarth, houve um novo posicionamento de preço na gama. O preço sugerido da versão Limited Edition Powered by Abarth foi reduzido em R$ 8.000. Confira abaixo todos os valores:
Fastback Turbo 200 AT: R$ 121.990,00
Fastback Audace Turbo 200 Flex AT: R$ 138.990,00
Fastback Impetus Turbo 200 Flex AT: R$ 150.990,00
Fastback Limited Edition Turbo 270 Flex AT: R$ 154.490,00
Fastback Abarth: R$ 159.990,00
Informações e imagens: assessoria Fiat