A Honda CG chega à décima geração com atualizações para seguir como veículo motorizado mais vendido no Brasil. Lançada inicialmente para atender às condições específicas do país, a CG se destacou por sua durabilidade, economia e facilidade de manutenção, qualidades que continuam presentes.
O novo modelo apresenta avanços estéticos e técnicos, nas quatro versões: Titan, Fan, Start e Cargo. Entre as inovações está o design do tanque encapsulado em superfícies plásticas, que além de possibilitar formas mais elaboradas, reduz o custo de reparos em caso de pequenos acidentes. A segurança foi reforçada com o freio a disco dianteiro como item padrão em todas as versões. O sistema CBS (Combined Brake System) é oferecido na Fan, Start e Cargo, enquanto o Titan recebe freio a disco nas duas rodas, com ABS na dianteira.
Outra mudança notável é a introdução de rodas de liga leve em todas as versões, melhorando tanto o visual quanto a dinâmica da pilotagem. O painel de instrumentos agora inclui indicador de marcha e computador de bordo, sendo digitais nas versões Titan e Fan. O conjunto ótico frontal com iluminação LED está presente nas versões mais completas, e o CG 160 Titan ainda traz porta USB-C de carregamento para smartphones.
Motor
A Honda CG 2025 mantém o motor de 162,7 cm³ OHC, monocilíndrico, refrigerado a ar, com injeção eletrônica PGM-FI. As versões Titan, Fan e Cargo utilizam o sistema FlexOne, que permite o uso de etanol ou gasolina, oferecendo 14,7 cv de potência com etanol e 14,4 cv com gasolina, ambos a 8.000 rpm. O torque máximo chega a 1,43 kgf.m com etanol, e 1,41 kgf.m com gasolina, a 6.750 rpm. Na versão Start, o motor funciona exclusivamente com gasolina, mantendo o mesmo nível de potência e torque
Este motor se destaca pela eficiência no consumo de combustível, facilidade de manutenção e pela robustez, marcas registradas da CG ao longo de quase cinco décadas. Além disso, o modelo atende à norma PROMOT 5 de emissões, que exige limites mais rigorosos para a liberação de emissões como CO, HC e NO.
Ciclística
O chassi Diamond de aço continua presente em todas as versões. A suspensão dianteira foi ampliada, agora com tubos de 33 mm, enquanto a traseira ganhou uma nova oscilação de perfil retangular. Os pneus sem câmara (tubeless) também são padrão, com medidas de 80/100-18 na dianteira e 100/80-18 na traseira.
A versão Titan conta com freios ABS de um canal na roda dianteira, enquanto as outras versões utilizam o sistema CBS. O peso a seco varia entre 117 kg e 122 kg, de acordo com a versão.
Preços
A nova linha CG 2025 chega às concessionárias Honda em novembro, com preços que variam de R$ 16.194,00 para a CG 160 Start CBS até R$ 19.230,00 para a CG 160 Titan ABS. A garantia concedida é de três anos, sem limite de quilometragem, incluindo óleo Pro Honda grátis em sete revisões. Entre as cores disponíveis, estão laranja e vermelho metálico.
Informações e imagens: assessoria Honda