ZR-V será um Civic crossover?

É um projeto 100% novo, lançado em escala mundial. Será que pode ser o sucessor natural do Civic, na atual preferência pelos crossovers? É o que vamos saber quando o Honda ZR-V começar a ser vendido, depois do lançamento no Brasil.

A marca afirma que o ZR-V chega para completar a família de crossovers no Brasil, e vai se posicionar entre o HR-V e o CR-V. Uma das apostas é no prazer de dirigir, já que o carro é baseado na plataforma global usada no Civic, com comportamento dinâmico e dirigibilidade típicos de um sedã mas na carroceria de um crossover.

 

Estilo exterior: provoca reações

A presença marcante é uma das principais características do ZR-V. O design tem linha de cintura horizontal baixa, que começa no capô alongado e segue até a ondulação dos para-lamas traseiros. O conjunto ótico frontal tem faróis full LED e as lanternas traseiras amplas exaltam a largura.

Na dianteira, a grade é destaque, acompanhada por tomadas de ar que direcionam o fluxo pelo para-choque e ao redor das rodas dianteiras. Na parte traseira, o aerofólio dá continuidade ao teto. As rodas de liga leve de 17 polegadas conciliam pintura cinza e acabamento diamantado.

 

Interior amplo, confortável e refinado

Na cabine do ZR-V a Honda adotou a nova abordagem de design, que já vem no City e no HR-V. Há materiais qualidade nos revestimentos internos de cor clara e macios ao tato. No console estão alavanca de câmbio e freio de mão elétrico. O volante regula em profundidade e altura e é revestido em couro.

Os ocupantes dos bancos dianteiros desfrutam do sistema de estabilização corporal que oferece apoio lombar e pélvico. O motorista também dispõe de ajustes elétricos no banco. Atrás, o espaço muito grande, característico da Honda.

O painel se destaca pelo elemento com textura de colmeia, que esconde as saídas de ar. A Honda também promete diversas áreas de armazenamento de objetos, para itens como chaves, controles remotos de garagem, garrafas, smartphones e até mesmo tablets.

Entre os diversos itens de conforto, há teto-solar elétrico e o sistema de ar-condicionado digital dual zone, chave inteligente Smart Entry, botão start-stop, função Brake Hold, espelho retrovisor interno fotocrômico e exclusivas luzes de leitura eletrostáticas.

 

 

Alta tecnologia e conectividade a bordo

A começar pelo painel, há tela digital colorida e personalizável de 7 polegadas à esquerda e velocímetro analógico à direita, como já se conhece em versões do City e HR-V.

O sistema multimídia tem tela de 9 polegadas, é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, possui botão de volume físico e ícones grandes e fáceis de reconhecer. A interface é mais atual que a mídia dos outros Honda.

Todos os ocupantes do ZR-V podem carregar seus smartphones simultaneamente. O modelo possui carregador de celular por indução, quatro portas USB-C (duas na dianteira e duas na traseira) e ainda uma USB-A na dianteira.

 

 

Comportamento dinâmico: quase um Civic?

A marca promete boa relação entre conforto e performance, já que o ZR-V é baseado na plataforma do Civic. Itens dos sistemas de direção e suspensão são herdados do sedã. O sistema de direção, por exemplo, tem sensor de torque, que mede o esforço no volante feito pelo motorista. Uma central eletrônica determina o nível de assistência elétrica específica para a ocasião.

O ZR-V tem suspensão dianteira do tipo MacPherson e traseira multilink, ou seja, é independente nas quatro rodas.

Sob o capô, o novo motor 2.0 16V DOHC i-VTEC a gasolina (veja a foto mais abaixo). O motor, com potência de 161 cv a 6.500 rpm e torque de 19,1 kgf.m a 4.200 rpm, possui duplo comando no cabeçote com VTEC na admissão e VTC na admissão e no escape. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o consumo é de 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. Se comparado com o motor 2.0 do Civic de 10ª geração, este novo motor é 11 cv mais potente, além de apresentar menor índice de emissões.

A transmissão do tipo CVT foi ajustada para evidenciar a performance e o baixo nível de ruído e vibração. A sensação de rápida resposta ao acelerador foi aprimorada pelo Step-Shift, que simula mudanças de marcha em situações de condução esportiva. Com o acelerador pisado a fundo (kick-down), a central de gerenciamento eletrônico do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, acentuando a sensação da mudança e, consequentemente, de esportividade.

 

 

Pacote de assistentes e alertas

O ZR-V está equipado com o Honda Sensing, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista, que se baseia nas informações detectadas pela câmera no parabrisa. As funções são:

ACC – Controle de cruzeiro adaptativo – auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. No ZR-V, o sistema atua junto ao Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância mesmo em baixas velocidades;

CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão – aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes;

LKAS – Sistema de permanência em faixa – detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção para manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;

RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista – detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes;

AHB – Farol alto automático – comuta automaticamente do facho baixo para o alto de acordo com a situação.

Além disso, são oito airbags (frontais, laterais, cortina e joelhos), assistente de controle de descida (HDC), assistente de partida em aclive (HSA), assistente de tração e estabilidade (VSA), sistema de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), alerta de pressão dos pneus (TPMS), monitor de atenção do motorista, LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas, sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil, entre outros.

 

Cores

O ZR-V será oferecido em sete opções de cores. Três delas são novas no portfólio da Honda: Azul Aurora Perolizado, Cinza Titanium Perolizado e Vermelho Adrenalina. As demais são Branco Topázio Perolizado, Preto Cristal Perolizado, Prata Platinum Metálico e Cinza Barium Metálico.

A cor do revestimento interno varia em função da cor da carroceria. Para as cores externas Azul Aurora Perolizado, Cinza Titanium Perolizado e Branco Topázio Perolizado, o interior será Cinza Claro. Para as demais cores de carroceria, o revestimento interno será preto.

O modelo possui garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem.

 

 

Informações e imagens: assessoria Honda