Em 2022 a Honda decidiu ir pelo caminho inverso. Enquanto outras fábricas apostavam em crossovers, ela trouxe um sedã e um hatch bonitos, muito completos e que caíram no gosto do consumidor. Para 2025, há mudanças na dianteira que diferenciam uma carroceria da outra. O hatch ficou mais esportivo e o sedã mais elegante.
O City sedã conta com novidades no para-choque, grade e no acabamento cromado na parte superior. O para-choque passa a ter linhas mais fluidas e limpas, enquanto a grade recebe mais elementos horizontais e fica mais ampla. O para-choque traseiro também é novo. Os elementos refletivos passam a ser horizontais e aplicados em um novo acabamento na parte inferior do para-choque.
No City Hatchback a parte frontal traz também um novo para-choque, com linhas mais arrojadas, e uma grade de desenho mais esportivo, com acabamento Black Piano na junção com o capô. A esportividade também é encontrada em novas formas para o para-choque traseiro, com moldura inferior em preto, que explora a atitude energética e mais esportiva do modelo.
Elementos que tradicionalmente tem grande importância no design, as rodas do New City Sedã e New City Hatchback são novas e são comuns aos dois modelos. Na versão de entrada, a LX, as rodas de liga leve são aro 15” com acabamento diamantado e fundo cinza. Nas versões EX, EXL e Touring do New City Sedã as rodas são aro 16” com acabamento diamantado e fundo preto, as mesmas do New City Hatcback EX e EXL. A versão Touring do Hatchback tem uma opção exclusiva de rodas, com acabamento escurecido e fundo preto.
Interior
O freio de estacionamento eletrônico é o destaque e provocou redesenho do console das versões EX, EXL e Touring. O sietema Brake Hold acompanha o equipamento e mantém o veículo parado até o condutor retomar a aceleração, sem necessidade de manter o pé no freio. A chegada destes equipamentos trouxe também a adoção de freios traseiros a disco nas versões, o que melhora a qualidade da frenagem.
O Wireless Charger, carregador sem-fio para smartphones, é outro item presente no novo console, eliminando assim a necessidade do uso de cabos. A central multimídia oferece Android Auto e Apple CarPlay também sem-fio. As versões EX, EXL e Touring têm ainda portas USB para carregamento de energia: duas do tipo A no painel dianteiro e duas do tipo C para os ocupantes do banco de trás.
A tela LCD traz melhor definição das imagens, nova interface, gráficos melhorados, gama de cores e três papéis de parede diferentes. A câmera de ré, que equipa todas as versões do sedã e está disponível no Hatchback a partir da versão EX, também evoluiu, e agora oferece imagens com melhor resolução. Outro item de destaque é o LaneWatch, disponível nas versões EXL e Touring do sedã e na versão Touring do Hatchback.
Desde a versão EX o painel conta com quadro de instrumentos com tela TFT de 4,2” colorida – nas versões EXL e Touring, a tela TFT é de 7”. A versão EX teve está com melhor relação custo-benefício. São itens de série o Honda Sensing onde o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) passa a contar com a função Low Speed Follow (LSF), freio de estacionamento eletrônico (EPB) com função Brake Hold e freio a disco na traseira, ar-condicionado digital com ajuste automático de temperatura e 2 portas USB Tipo C na traseira. Rodas de liga leve aro 16”, console central com saídas de ventilação para a traseira e faróis de neblina são outros destaques da versão EX.
O ar-condicionado digital Dual Zone, exclusivo das versões Touring – e exclusivo também dentro dos segmentos nos quais competem o New City Sedã e New City Hatchback –, possibilita a seleção de diferentes temperaturas para motorista e passageiro dianteiro, sendo um requinte encontrado somente em segmentos superiores.
Segurança
Os dois carros dispõe de seis airbags e as assistências do Honda Sensing estendida às versões EX e EXL. Há controle de cruzeiro adaptativo, acionamento dos freios ao detectar uma possível colisão frontal, detecção das faixas de rodagem e ajuste da direção, correção de evasão de faixa e farol alto automático.
Motor
Permanece o quatro cilindros 1.5 flex. Tradicional e muito econômico, ele possui cabeçote, bloco e cárter de alumínio, injeção direta e duplo comando no cabeçote. O motor conta com sistema i-VTEC, que altera a amplitude e duração da abertura das válvulas de admissão, e sistema VTC – Variable Timing Control, que avança ou retarda a sincronia do comando de admissão. Em conjunto, adaptam o motor para a tocada do motorista, seja para economia ou força.
A potência máxima declarada é de 126 cv a 6.200 rpm, seja com etanol ou com gasolina. O torque máximo é de 15,8 kgfm a 4.600 rpm (etanol) e 15,5 kgfm a 4.600 rpm (gasolina).
O câmbio CVT simula trocas de marcha em pontos fixos quando o acelerador é pressionado de forma intensa. Em declives, a caixa detecta a ação do condutor no pedal do freio e atua como freio motor.
As vendas da linha 2025 do New City iniciam em 9 de novembro, quando toda a rede de concessionárias Honda estará abastecida com o lançamento. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem.
Preços
New City Sedã LX – R$ 117.500,00
New City Sedã EX – R$ 126.000,00
New City Sedã EXL – R$ 134.200,00
New City Sedã Touring – R$ 142.400,00
New City Hatchback LX – R$ 117.500,00
New City Hatchback EX – R$ 125.000,00
New City Hatchback EXL – R$ 133.200,00
New City Hatchback Touring – R$ 141.400,00
Informações e imagens: assessoria Honda